- Todas as fotografias são propriedade dos autores, que detêm todos os direitos. O seu uso é proibido sem prévia autorização.
- All photos are propriety from the producers , and they have all copyrights. Downloads are forbidden without previous permission.

sábado, 13 de junho de 2020

Neste dia de Sto António o Sermão aos Peixes do Padre Ant. Vieira,....



1 comentário:

Vítor Estrela Santos disse...

Neste dia de Sto António, aquele que pregou aos peixes,...
"...Quem olhasse neste passo para o mar, e para a terra, e visse na terra os homens tão furiosos e obstinados, e no mar os peixes tão quietos, e tão devotos que havia de dizer?
Poderia cuidar que os peixes irracionais se tinham convertido em homens, e os homens não em peixes mas em feras. Aos homens Deus deu uso da razão e não aos peixes: mas neste caso os homens tinham a razão sem uso, e os peixes o uso sem a razão. ..."
Padre António Vieira - Pregado na cidade de São Luís do Maranhão no dia 13 de Junho de 1654.
Sermão de Sto António aos Peixes, Azulejos do Convento/Hospital de Sto António dos Capuchos Lx, atribuídos a pintores do Ciclo dos Mestres (1700-1725).

Padre António Vieira 1608 - 1697
Da história ao alcance de um click:
- "O Sermão de Santo António aos Peixes é uma das obras mais conhecidas do Padre António Vieira. O Sermão foi pregado em S. Luís do Maranhão, no Brasil, no dia 13 de Junho (dia de Santo António no calendário litúrgico) de 1654 — na sequência dos litígios que surgiram entre os colonos brasileiros e os Jesuítas (ordem religiosa a que pertencia Vieira), que contestavam a escravidão dos povos indígenas. Três dias depois de o pregar, António Vieira embarcou ocultamente para Lisboa, para tentar conseguir obter junto do rei D. João IV leis que garantissem direitos básicos aos índios brasileiros, que os protegessem da exploração dos colonos brancos. Vieira conseguiu atingir os seus objectivos, a contragosto dos colonos que assim perdiam parte da sua mão-de-obra barata, que eles exploravam impiedosamente.

O Sermão de Santo António aos Peixes constitui um documento da surpreendente imaginação, habilidade oratória e poder satírico do Padre António Vieira, que toma vários peixes como símbolos de algumas virtudes humanas e, principalmente dos vícios daqueles colonos, que são censurados com severidade. Todo o Sermão é, portanto, uma alegoria, porque os peixes são uma metáfora dos homens. ..." fonte Wiki

"Da Santa Ignorância e Infinita Estupidez"
Dedicado aos autores que pela calada da noite vandalizaram a estátua.